por Interlegis — última modificação 25/11/2014 16h53
História de Jataizinho

Redução Jesuítica Espanhola: Jataizinho teve sua história iniciada enquanto Redução Jesuítica Espanhola e foi extinta pela ação dos bandeirantes, mas o local não feneceu por completo, havendo exploração de diamantes no Rio Tibagí no século XVII.

Colônia Militar: Devido ao Porto Jataí ser ponto estratégico em relação ao resguardo de fronteiras com os paises vizinhos e ser rota comercial ligando a província do Paraná ao Mato Grosso, D.Pedro II assina o Decreto Imperial nº 751 de 02 de janeiro de 1.851 criando a Colônia Militar de Jataí, por intermédio do Barão de Antônina. Os trabalhos de abertura de estradas, construção da sede da Colônia Militar, casas e da Igreja ficaram a cargo do sertanista Joaquim Francisco Lopes. A efetiva instalação d Colônia Militar de Jataí só ocorreu em 10 de agosto de 1.854.

Aldeamento Indígena: Em 1.855 é criado o Aldeamento São Pedro de Alcântara, sua população era constituída de nativos Kaingang (Coroados) e Kayoá, brancos, negros (escravos). A construção e direção do aldeamento ficaram a cargo de Frei Timóteo de Castelnuevo até o seu falecimento em 1.895.

Freguesia: A Colônia Militar de Jataí teve extrema importância para o império, quanto ao envio de tropas e armas para a Guerra do Paraguai (1.864 – 1.870). Em 1.872, na Colônia Militar foi criada a Freguesia de Jataí sob a invocação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição pela Lei 333, de 12 de abril de 1.872, D. Pedro II e a Princesa Isabel, em uma visita que teriam feito, presenteiam a localidade com alguns sinos que apresentam o brasão da Coroa Portuguesa e uma Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, banhada em ouro.

Distrito: Em, 1.920 é criado o Município de São Gerônimo e Jataí torna-se um de seus Distritos pela Lei Estadual nº 1.9118 de 23 de fevereiro de 1.920.

Município e Comarca: A primeira emancipação do Município ocorre em 1.929 pela lei nº 2.614 de 14 de março. Em 1.932 Jatai torna-se Comarca. Nesse período, Londrina era apenas uma Vila de Jataí.

Perda da Comarca e do Município: Em virtude de desentendimento políticos e interesses do empreendimento da colonização, Jataí perde a comarca para Cornélio Procópio, é extinto enquanto Município e passa pertencer novamente a São Gerônimo.

Município: A emancipação política definitiva do Município de Jataizinho, só acontece em 10 de outubro de 1.947 pela Lei Estadual nº 02. A instalação solene do Município ocorreu em 08 de dezembro do mesmo ano.

ORIGEM DO NOME JATAHY: é uma referência a grande quantidade de árvores na região que eram denominadas jatobás ou jataí (Hymenaea courbaril).

Em seus troncos, as abelhas que também eram denominadas jataí (Tigona Jaty) pelos índios coroados (Kaingang) nidificavam e produziam um excelente mel.