DENUNCIA DE MAL ATENDIMENTO Á PACIENTE IDOSO
Prezados(as) Senhores(as),
Venho, por meio desta, em nome do Sr. Santin Sprocati, atualmente com 80 anos de idade, expor os fatos que seguem, solicitando providencias imediatas a respeito da situação abaixo narrada.
O paciente no dia 23 de junho de 2025, estava passando mal procurou o posto de saúde mais próximo de sua residência, e foi verificado que sua pressão arterial estava alta, como já é paciente hipertenso, tendo tomado seu devido remédio, porem sua pressão não voltava ao normal, no posto de saúde não havia médico para atender e passar outra medicação, a enfermeira pediu para procurar o pronto atendimento (PAM), porque nossa cidade não tem hospital, chegando lá foi atendido pela técnica de enfermagem Keller Massoni que estava na recepção, porem a enfermeira Claudia de Oliveira Krugger CPF 036.837.439-48 , pegou o encaminhamento da mão da enfermeira e falou com tom de grosseria para meu pai que eles não estavam ali pra ficar medindo pressão de ninguém, quem tinha falado para ele ir lá?! Disse que estava lá para atender emergência.
Meu pai ficou muito constrangido e abalado pela forma que foi tratado, ele já estava fragilizado fisicamente por a pressão estar alta e depois emocionalmente, ele está traumatizado e não quer mais ir procurar atendimento médico por conta disso, procurei a prefeitura e responsáveis e nada foi feito.
Essa atitude da enfermeira Claudia é costumeira, ela trata vários pacientes mal e principalmente idosos e pessoas sem leitura ou menos favorecidos.
Tal conduta, além de desumana e incompatível com os princípios éticos que regem a profissão, fere frontalmente os direitos fundamentais do paciente previstos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e nos princípios da dignidade e do respeito ao paciente, obrigatórios para qualquer instituição de saúde que preze pela excelência no atendimento.
Diante do exposto, solicito que sejam tomada providências, identificando a profissional envolvida e realização de avaliação interna sobre sua conduta, com a aplicação das medidas cabíveis, caso se confirme a violação ética e disciplinar.
Confiando na seriedade desta instituição para a apuração rigorosa e solução do ocorrido, de modo a assegurar o respeito e a dignidade que são imprescindíveis no atendimento à saúde.
Atenciosamente,
Silvia Aparecida Sprocati
Criada em :
04/11/2025 12h09
Tipo de solicitação :
Denúncia
Área :
Ouvidoria
Protocolo :
20251104120931
Status atual :
Aceito
Respostas
1
Data :
05/11/2025 11h32
Status :
Aceito
Demanda aceita e encaminhada à Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Jataizinho para analise e verificação de providências
Arquivos anexados
Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.